Clinica Morandi

O que é?

A córnea é uma das estruturas que compõe a parte anterior do olho. Ela possui diversas funções no olho humano, desde o ajuste do grau juntamente com o cristalino, até uma barreira protetora.
A córnea precisa estar em constante lubrificação para evitar o seu ressecamento e manter as estruturas integras.

 

1. Ceratocone:
O ceratocone é uma doença geralmente bilateral na qual a córnea fica com uma forma de cone. Acometem muitos jovens e decorrem de anormalidades e fragilidades corneanas. Importante avaliar com o especialista e com exames específicos para verificar o grau de avanço da doença e a possibilidade de tratamento que pode ser desde o uso de óculos, lentes de contato gelatinosas ou rígidas, crosslink, anel de ferrara ou transplantes.

 

2. Lentes rígidas:
As lentes rígidas ajudam a corrigir as irregularidades corneanas e são ótimas opções para melhorar a visão.

 

3. Croslink:
Procedimento realizado para evitar a progressão do ceratocone.

 

4. Anel de ferrara:
Cirurgia na qual é colocado um anel na córnea para corrigir irregularidades da mesma, melhorando a doença e a visão consecutivamente.

Médicos
Especialistas
Custo de tratamento acessível
40 anos
de experiência
Suporte
pós-operatório

Agende uma Consulta

ou entre em contato para tirar as suas dúvidas com especialista!

Perguntas frequentes

É Verdade que não posso coçar os olhos?

Sim, não se deve coçar ou esfregar os olhos nunca, mas principalmente no ceratocone onde já existe uma alteração e fragilidade prévia da córnea.

Todo Ceratocone precisa fazer transplante?

O transplante de córnea realizado no ceratocone geralmente acontece nos estágios mais avançados. Nos estágios inicias da doença há outros tratamentos disponíveis.

Verdade que coçar os olhos piora o Ceratocone?

Sim. No Ceratocone, as córneas são mais frágeis, e o ato de coçar ou esfregar os olhos pode piorar ou avançar o grau da doença.

O que fazer para não coçar os olhos?

Nos casos de coceira deve–se avaliar com o médico o uso de colírios lubrificantes ou até mesmo anti-alérgicos.

Ceratocone pode deixar cego?

Em graus avançados da doença, a córnea se torna muito opaca levando a um embaçamento visual importante.

As lentes ajudam a melhorar a visão?

Sim, as lentes rígidas melhoram a irregularidade da córnea e consecutivamente melhoram a visão.

Agende uma Consulta

ou entre em contato para tirar as suas dúvidas com especialista!

BIOMETRIA OCULAR

A biometria ocular é um exame que serve para calcular o grau da lente intraocular que será implantada na cirurgia de catarata.

GONIOSCOPIA

A Gonioscopia ajuda no diagnóstico e no acompanhamento de doenças oculares, como o glaucoma. É analisado o ângulo da câmara anterior do olho, entre a íris e a córnea, local em que ocorre a drenagem do humor aquoso.

MAPEAMENTO DE RETINA

Este exame é realizado pelo oftalmologista utilizando a ajuda de uma lente e uma luz que permite avaliar toda a parte posterior do olho – a retina, nervo óptico, vasos retinianos. O exame é feito com o olho dilatado e leva 15 minutos. Importante para doenças como diabetes, traumas, baixa de visão, moscas volantes, dentre outras patologias oculares.

MICROSCOPIA ESPECULAR

Este exame avalia a córnea com o objetivo de avaliar a camada mais interna, o endotélio corneano, cujas células são analisadas quanto ao tamanho, forma, densidade e distribuição. Importante para cirurgia de catarata e doenças corneanas.

PAQUIMETRIA

Este exame permite medir a espessura da córnea. Importante para acompanhar doenças da córnea, avaliação da cirurgia de catarata, avaliação de cirurgia refrativa e importante no controle, manuseio e diagnóstico de glaucoma e/ou pressão intra ocular.

TOPOGRAFIA CORNEANA

Este exame avalia a curvatura e o relevo da córnea. Muito utilizado para diagnóstico e acompanhamento de astigmatismos e ceratocones, para a adaptação de lente de contato e análise de cirurgia refrativa.

RETINOGRAFIA

É um exame de imagem não invasivo que leva poucos minutos onde se faz o registro fotográfico de todo o polo posterior do olho, da retina, dos vasos retinianos e do nervo óptico. Importante para registrar as doenças que afetam a retina como hipertensão, diabetes e doença macular relacionada a idade.

TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA OPTICA (OCT)

É um exame de imagem, não invasivo, que torna possível avaliar as diversas camadas e seguimentos internos da retina, da mácula e/ou do nervo óptico. É utilizado para avaliar as doenças da retina ou do nervo óptico. Tempo aproximado 10-15 minutos.