Clinica Morandi

LENTES DE CONTATO

O que é?

As lentes de contato são ótimas opções para melhorar a qualidade visual e ficar livres dos óculos. Há diversos tipos de lentes de contato – rígidas, gelatinosas, hibridas, esclerais – cada qual com suas vantagens e indicações mais adequadas. 

Confira os principais cuidados que você precisa ter com suas lentes:

Médicos
Especialistas
Custo de tratamento acessível
40 anos
de experiência
Suporte
pós-operatório

Agende uma Consulta

ou entre em contato para tirar as suas dúvidas com especialista!

Perguntas frequentes

Posso dormir com a lente?

Não! Ao dormir com a lente de contato há uma diminuição da oxigenação da córnea uma vez que dormindo o olho não pisca e assim não há lubrificação adequada dos olhos.

Preciso lavar as mãos para colocar as lentes?

Sim. Todo manuseio deve ser feito com as mãos limpas e higienizadas para que não ocorra infecções oportunistas e graves.

Posso lavar com agua da torneira as lentes?

Não. As águas correntes possuem bactérias e impurezas prejudiciais a saúde ocular, podendo causar sérias infecções oculares.



Devo possuir um óculos reserva?

Sim, alguns casos podem levar a irritações oculares que não se pode utilizar as lentes, como no caso de alergias e conjuntivites, e então deve se optar pelo uso dos óculos para a correção visual.

Posso utilizar maquiagem com as lentes?

Sim, não há problemas em utilizar maquiagem com as lentes de contato, entretanto deve-se tomar os devidos cuidados para que não haja irritações oculares.

Posso dormir com a lente de contato?

Nunca se deve dormir com as lente de contato. Dormir com as lentes diminui a oxigenação da córnea. O uso excessivo e irregrado das lentes aumenta até 8x o risco de uma infecção ou inflamação ocular. Saiba mais em: Lentes de Contato.

Agende uma Consulta

ou entre em contato para tirar as suas dúvidas com especialista!

BIOMETRIA OCULAR

A biometria ocular é um exame que serve para calcular o grau da lente intraocular que será implantada na cirurgia de catarata.

GONIOSCOPIA

A Gonioscopia ajuda no diagnóstico e no acompanhamento de doenças oculares, como o glaucoma. É analisado o ângulo da câmara anterior do olho, entre a íris e a córnea, local em que ocorre a drenagem do humor aquoso.

MAPEAMENTO DE RETINA

Este exame é realizado pelo oftalmologista utilizando a ajuda de uma lente e uma luz que permite avaliar toda a parte posterior do olho – a retina, nervo óptico, vasos retinianos. O exame é feito com o olho dilatado e leva 15 minutos. Importante para doenças como diabetes, traumas, baixa de visão, moscas volantes, dentre outras patologias oculares.

MICROSCOPIA ESPECULAR

Este exame avalia a córnea com o objetivo de avaliar a camada mais interna, o endotélio corneano, cujas células são analisadas quanto ao tamanho, forma, densidade e distribuição. Importante para cirurgia de catarata e doenças corneanas.

PAQUIMETRIA

Este exame permite medir a espessura da córnea. Importante para acompanhar doenças da córnea, avaliação da cirurgia de catarata, avaliação de cirurgia refrativa e importante no controle, manuseio e diagnóstico de glaucoma e/ou pressão intra ocular.

TOPOGRAFIA CORNEANA

Este exame avalia a curvatura e o relevo da córnea. Muito utilizado para diagnóstico e acompanhamento de astigmatismos e ceratocones, para a adaptação de lente de contato e análise de cirurgia refrativa.

RETINOGRAFIA

É um exame de imagem não invasivo que leva poucos minutos onde se faz o registro fotográfico de todo o polo posterior do olho, da retina, dos vasos retinianos e do nervo óptico. Importante para registrar as doenças que afetam a retina como hipertensão, diabetes e doença macular relacionada a idade.

TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA OPTICA (OCT)

É um exame de imagem, não invasivo, que torna possível avaliar as diversas camadas e seguimentos internos da retina, da mácula e/ou do nervo óptico. É utilizado para avaliar as doenças da retina ou do nervo óptico. Tempo aproximado 10-15 minutos.