Clinica Morandi

Os Principais Sintomas da Catarata

Catarata é um processo natural e fisiológico dos olhos devido a perda da transparência do Cristalino, a lente natural dos olhos.

 

Geralmente acomete a população idosa após os 60 anos de idade, sendo o envelhecimento a principal causa.

 

No início, o aparecimento da catarata causa sintomas leves, mas com o avançar pode levar a uma baixa da visão importante.

 

Muito comumente causa embaçamento visual e diminuição da intensidade das cores.

A cirurgia

cirurgia de catarata (ou operação de catarata) é um procedimento cirúrgico que visa o tratamento da catarata ocular.

 

Nem todas as cataratas possuem indicação cirúrgica (necessidade de realizar cirurgia) como por exemplo, a catarata incipiente.

 

Nossa equipe, baseada nos exames oftalmológicos, entre outros dados, deve decidir juntamente com o doente a necessidade de cirurgia ou quando operar a catarata.

Médicos
Especialistas
Custo de tratamento acessível
40 anos
de experiência
Suporte
pós-operatório

Agende uma Consulta

ou entre em contato para tirar as suas dúvidas com especialista!

Saiba Mais Sobre a Catarata

Leia artigos escritos por nossos especialistas e agende uma consulta.

Perguntas frequentes sobre Catarata

O que causa catarata?

Catarata é o processo fisiológico do envelhecimento e opacificação do cristalino. A causa mais comum é o envelhecimento, porem outras causas podem estar relacionadas como uso de medicações, infecções, traumas, diabetes, dentre outras.

Como eu sei que tenho catarata?

Alguns sinais podem ser sugestivos de catarata – visão embaçada, diminuição da intensidade das cores, sensação de névoa na visão. É preciso consultar com o oftalmologista e fazer um exame detalhado para avaliar se a causa desses sintomas é mesmo a catarata. Vale lembrar que esses sintomas também podem aparecer em outras doenças oculares.

Quais são as indicações da cirurgia?

A cirurgia de Catarata é indicada para todos os estágios da doença. Quanto mais cedo for descoberta, mais rápida será a recuperação e menores serão as chances de complicação durante o procedimento.

O que é a lente que coloca na cirurgia?

A lente intraocular colocada na cirurgia serve para fazer a função que o cristalino fazia e muitas vezes corrige-se o grau existente previamente.


A cirurgia de catarata causa dor?

Não, pois é aplicada anestesia local, por meio de colírio.




Catarata pode voltar?

Uma vez retirada a catarata, ela não volta.


Agende uma Consulta

ou entre em contato para tirar as suas dúvidas com especialista!

BIOMETRIA OCULAR

A biometria ocular é um exame que serve para calcular o grau da lente intraocular que será implantada na cirurgia de catarata.

GONIOSCOPIA

A Gonioscopia ajuda no diagnóstico e no acompanhamento de doenças oculares, como o glaucoma. É analisado o ângulo da câmara anterior do olho, entre a íris e a córnea, local em que ocorre a drenagem do humor aquoso.

MAPEAMENTO DE RETINA

Este exame é realizado pelo oftalmologista utilizando a ajuda de uma lente e uma luz que permite avaliar toda a parte posterior do olho – a retina, nervo óptico, vasos retinianos. O exame é feito com o olho dilatado e leva 15 minutos. Importante para doenças como diabetes, traumas, baixa de visão, moscas volantes, dentre outras patologias oculares.

MICROSCOPIA ESPECULAR

Este exame avalia a córnea com o objetivo de avaliar a camada mais interna, o endotélio corneano, cujas células são analisadas quanto ao tamanho, forma, densidade e distribuição. Importante para cirurgia de catarata e doenças corneanas.

PAQUIMETRIA

Este exame permite medir a espessura da córnea. Importante para acompanhar doenças da córnea, avaliação da cirurgia de catarata, avaliação de cirurgia refrativa e importante no controle, manuseio e diagnóstico de glaucoma e/ou pressão intra ocular.

TOPOGRAFIA CORNEANA

Este exame avalia a curvatura e o relevo da córnea. Muito utilizado para diagnóstico e acompanhamento de astigmatismos e ceratocones, para a adaptação de lente de contato e análise de cirurgia refrativa.

RETINOGRAFIA

É um exame de imagem não invasivo que leva poucos minutos onde se faz o registro fotográfico de todo o polo posterior do olho, da retina, dos vasos retinianos e do nervo óptico. Importante para registrar as doenças que afetam a retina como hipertensão, diabetes e doença macular relacionada a idade.

TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA OPTICA (OCT)

É um exame de imagem, não invasivo, que torna possível avaliar as diversas camadas e seguimentos internos da retina, da mácula e/ou do nervo óptico. É utilizado para avaliar as doenças da retina ou do nervo óptico. Tempo aproximado 10-15 minutos.